domingo, 18 de agosto de 2013

Os primeiros passos...

Salut pessoal! É com um sentimento estranho que venho aqui escrever o ultimo post do meu intercâmbio. Hoje, depois de quase dois meses da minha partida da França, venho aqui finalizar com vocês, uma etapa super importante da minha vida. Entrei nessa aventura animada e com expectativas, mas com um pouquinho de medo também. E foi aqui que eu  me lembrava todos os dias, o quanto é bom superar os medos.
Quando pensei em criar esse blog, tinha duas principais expectativas: fazer minha família e meus amigos participarem dessa experiência comigo e guardar os detalhes de cada coisinha que eu estava vivendo. Agora, o blog vai fazer parte de uma linda lembrança. Todas as vezes que a saudade apertar e que as memórias pedirem, eu virei aqui e viverei novamente o meu maravilhoso intercâmbio. 
Eu tinha muitas idéias pro blog, algumas foram pra frente, outras, devido à falta de tempo, de animação  etc, não foram bem sucedidas, exemplo disso é o vídeo, ou melhor, os vídeos que eu prometi gravar falando em francês e nunca gravei, rsrs, désoleé.
Mas me considero realizada com esse meu objetivo. Minha família e amigos me acompanharam por aqui, e dessa forma, a distância parecia menor.
Queria ter deixado o blog mais pessoal, com minhas experiências na escola, com os franceses, minha opinião sobre a vida lá fora. Mas o tempo passa tão depressa, que eu, em todas as vezes, dei prioridade por viver as experiências e depois escrevê-las. O problema, é que elas eram tantas, que foi impossível contar tudo para vocês.
O blog se tornou parte da minha vida, um detalhe da rotina, que me deixava feliz, me fazia viver os melhores momentos da viagem quantas vezes eu quisesse. Por isso vou mantê-lo aqui, nesse mesmo endereço, para sempre. Assim eu e vocês poderemos viver e reviver os meus dez meses na França o quanto quisermos.
Aqui eu deixo o meu "merci beaucoup" para todos que deram uma olhadinha nos meus posts, que comentaram e que me incentivaram. Eu espero ter passado essa experiência com clareza e delicadeza. Espero ter feito todos sonharem com uma viagem assim. Porque um dia, isso foi  só um sonho distante e aparentemente impossível, e hoje, mudou cada pedaço de mim. 
Aos intercambistas que vão embarcar nesse, ou nos próximos anos, saibam que essa foi a melhor decisão da vida de vocês. Saibam que não será sempre fácil, e que algumas vezes, a saudade vai doer tanto, que o tempo vai parar. Vocês vão parar. E pensarão: "Como eu tive coragem?". Mas saibam também que esses momentos passam mais rápidos do que imaginam. No final dos seis, ou dez meses, as boas memórias permanecerão, e o coração vai apertar ao pensar que essa fase está acabando. E virão outras fases. E virão outros sonhos. 
Eu no momento atual, estou me dedicando a fazer o que deixei pra trás ao sair daqui: vestibular. E com isso poderei me dedicar a fazer o que a França deixou em mim: a vontade de conhecer o mundo, suas pessoas e suas culturas. Daqui pra frente uma nova etapa da minha vida vai começar. Com pessoas diferentes, lugares diferentes e medos diferentes. E assim por diante...às vezes as mudanças nos assustam, mas geralmente elas são mais motivadoras do que tudo. E é isso que eu desejo para vocês e pra mim: que tenhamos a sabedoria de aceitar as mudanças e aprender com elas.  Que o medo seja um obstáculo...superado. E que possamos ser os donos de nossas vidas, fazendo nossas próprias escolhas e cultivando nossa felicidade. Obrigada pessoal, estou indo dar os primeiros passos, do resto da minha vida.
Bisous!



Nenhum comentário:

Postar um comentário